Generation Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Tutorial]Guia de como customizar seu projeto

Ir para baixo 
AutorMensagem
Atheron
Admin
Admin
Atheron


Número de Mensagens : 103
Idade : 30

[Tutorial]Guia de como customizar seu projeto Empty
MensagemAssunto: [Tutorial]Guia de como customizar seu projeto   [Tutorial]Guia de como customizar seu projeto Icon_minitimeQua Jun 02, 2010 10:54 am

Alô!!
Bom, estou escrevendo esse tutorial porquê... ahh, sei lá. Devia estar progamando alguns sistemas pro meu projeto, mas vagando pela área de projetos vi que muitos projetos por aí (inclusive o meu mini-projeto) tem falta de trabalho em pequenos detalhes.
Então, vou fazer esse tutorial para que vocês possam customizar bem o seu projeto no VX.
Bem, mãos a obra.


Customizando no Database

Bem, o database foi feito para ser customizado, já que você tem que editar toda a funcionalidade do projeto. Aqui, temos tantas áreas para editar que leva uns 2 dias de trabalho duro para deixar o jogo com uma cara original.

Primeiro de tudo, a aba dos personagens. Aqui você escolhe o número de personagens, assim como edita o herói completamente. Desde nome, até a parâmetros, lembre-se sempre de tornar bem aceitavel. Um mago com força colossal é tão útil quanto um ladrão lerdo. Procure ler sobre a classe, ou se você quem a criou, dedique-se bem a esses detalhes.

Agora, edite as classes. O nível das habilidades e as armas habilitadas. Lembre-se também dos atributos. Um ser de fogo não pode ter um atributo de água forte.

As habilidades são fundamentais. É muito chato jogar um RPG com as mesmas habilidades (Fira, Fira+, etc...). Lembre-se de que habilidades não são apenas lançar raiozinhos e o c***** a quatro. Magias Elementais não combinam com guerreiros, assim como habilidades físicas não combinam com feiticeiros e magos. Modifique bem os atributos e tente visualizar bem se a habilidade combina com a classe.

Os itens são super necessários. É muito bom sempre ter poções e itens mágicos para usar em batalhas. Não dá para depender apenas de magias de status, pois haja Pontos Mágicos para sustentar todo o grupo. Lembre-se de editar o preço e torná-los acessíveis. E por favor, parem com poções, elixirs, penas de fênix e etc. Lembre-se que ervas podem ser medicinais e pedras podem ter encantamentos.

As armas são...armas. Sem elas, o herói fica indefeso na batalha. Ele pode usar magias de status, mas o que seria de Aragorn sem a Andúril? E o que seria de Gandalf sem seu báculo?? E vocês podem imaginar Harry Potter sem varinha? Ou Naruto sem kunai/shuriken/lámen/etc??? Acho que não, né?? Então, lembre-se de modificar as armas do database bem. Parem de deixar as armas padrão sem modificar. Estamos cansados das mesmas coisas. Se for preciso, coloque uma Serra Elétrica, mas por favor, modifiquem!!

Armaduras foram feitas para serem usadas. Pelo amor do Atoa, parem de deixar armadura de gladiador, luvas de draco e etc. Inovem, lembre-se de que não é a armadura que faz o herói. Ele pode muito bem usar uma veste, uma bota, uma capa e um pingente. Ter armaduras pesadas dificultaria fugir de batalhas...

Agora, um apelo. CUSTOMIZEM os malditos inimigos. Eu estou de saco cheio de ver slimes, lobos e abelhas para batalhas. Leiam uns livros de RPG, mitologia ou até mesmo crie seus monstrinhos. Mas por favor, editem.

Façam mudanças no vocabulário do seu jogo. Troque o básico G(old) por outros tipos de moeda. Crie seu próprio sistema monetário. Modifique as básicas siglas de HP, MP, XP, Vista, e por aí vai.
Troque o vocábulário e adoce a gosto.


Customizando por Scripts

Pessoal, scripts são úteis, mas quando bem usados. Antes de endoidar a peruca e sair por aí transformando seu jogo num depósito de scripts aleatórios, modifique algumas coisas no próprio editor. Você pode mudar a fonte, as frases de batalha, o tamanho das janelas, e etc. Mas tudo isso com um tutorial ou uma noçãozinha de RGSS.

Colocar um sistema de batalha f*dido não torna seu jogo bom. Lembre-se de que sistemas de batalha podem ser customizados. Desde o clássico sistema do VX até o ABS podem ser customizados.

Procure usar scripts que tornem seu jogo com um visual bom e que não trave muito. O anti-lag é muito útil, e combiná-lo com uma sistema de luz e partículas com certeza vai chamar a atenção do jogador.

Modifique as engines básicas. Mude o menu, a title, etc. Sempre buscando a originalidade, a simplicidade e também a facilidade. Se você tem um conhecimento em Scripts, pode muito bem criar sistemas para as engines. Se criaram scripts para as barras e para exibir o dano em alto relevo, podem muito bem criar um script para, sei lá, imagens no menu, novas abas, etc.


Bom, espero ter ajudado vocês. Um jogo customizado agrada todo mundo, além de chamar a atenção. Jogos com RTP são, na maioria, fracos, mas com o database e os scripts padrões então, fica fraquíssimo.
Qualquer dúvida, me mandem uma PM, me liguem, sei lá.
Até mais, criançada!
^^
Ir para o topo Ir para baixo
https://genmaker.forumeiros.com
 
[Tutorial]Guia de como customizar seu projeto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Projeto Destaque Generation Maker
» [WindowSkin]Variados para seu projeto
» Modelo de Tópico de Projeto (não é obrigatório)
» Tutorial - Pokémon Starter Kit
» Tutorial Básico sobre Switchs

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Generation Maker  :: Desenvolvimento :: Outro-
Ir para: