Generation Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sistema de Old Blue Box

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Uzumaki maker
Moderador
Moderador
Uzumaki maker


Número de Mensagens : 18
Idade : 28

Sistema de Old Blue Box Empty
MensagemAssunto: Sistema de Old Blue Box   Sistema de Old Blue Box Icon_minitimeSex Jul 09, 2010 11:03 am

Pois bem people, aqui mais um tutozito. =P
O interessante é que também ajuda a exercitar o básico com variáveis e eventos. Portanto:


Créditos: Todo Nome Bom Foi Usado por Criar e TAXD por re-formatar, re-upar imagens e disponibilizar.



1. O que é uma Old Blue Box (OBB)
Quem jogou Ragnarok Online talvez já saiba, mas pra quem não jogou acho que devo explicar. Old Blue Box, ou Velha Caixa Azul, no jogo Ragnarok é um item que quando usado, dava ao usuário outro item qualquer do jogo. Podia ser algo que valesse 10 vezes mais, ou algo que valesse 10 vezes menos. É como se fosse uma "Caixa de Presentes". Você abre e ganha um item, qualquer.

2. Como fazer uma OBB
Você não precisa de nenhum script pra isso, porque é feito completamente por eventos! Ou seja, nada de lag! Pra entender esse tutorial você tem que no mínimo saber usar variáveis e eventos comuns... Se houver qualquer dúvida anexei uma demo no tópico...

Primeiro, abra o database de seu jogo, e va na aba de itens. Crie um item, e o chame de Old Blue Box (pode dar outro nome se quiser). Nele, coloque descrição : "Uma caixa misteriosa que contém algo dentro." (ou qualquer outra coisa que quiser), Consumo: Sim, Afeta: Nada e Evento Comum: Old Blue Box(calma ainda vamos fazer o evento comum!). Se quiser pode botar preço e etc. Seu item deve estar mais ou menos assim:

Sistema de Old Blue Box 287qhaf

Depois, crie um evento comum (o mesmo que o item chamará). É ai que faremos a OBB! Agora, crie uma variável e dê o nome "Old Blue Box", defina como: "Substituir" e "Aleatório - [1] - [X]" X é o número de possibilidades de itens diferentes que podem sair da OBB. Nesse tutorial farei 20. Sua variável deve estar assim:

Sistema de Old Blue Box 174d1z

Agora, faça uma condição, logo na primeira aba, marque "Variável" e escolha a variável que nós criamos antes. Depois coloque "Constante" e defina o valor como 1 e coloque "Igual a". Deve ficar assim:

Sistema de Old Blue Box 11sf4mf

E então dentro dessa condição coloque "Adicionar item: Poção" (ou qualquer outra coisa que você quiser).

Agora, crie outra condição, igual a outra, mas defina o valor da variável da OBB como 2. Dentro dela coloque "Adicionar item: Super-Poção".
Assim:

Sistema de Old Blue Box 2duzarc

(No exemplo eu coloquei uma arma.)
Depois disso continue até chegar no 20 (ou o número que você definiu como aquele "X" lá em cima na variável)
Acho que já expliquei como fazer a OBB. Não é necessário continuar, mas... resumindo tudo o que fizemos:
Nós criamos um item, e fizemos que sempre que ele fosse usado um evento comum fosse ativado. Nesse evento comum, dizemos que existe a variável "OBB" e que ela pode ser qualquer número entre 1 e 20 (nosso caso), e o jogo define então o valor dela aleatóriamente. Depois criamos uma condição e dizemos: Se isso for 1 você ganha uma poção, mas se for 2 ganha uma Excalibur. Se for 3...

F.A.Q.

P1: Qual a % exata de conseguir cada item na OBB?
R1: Depende de quantas possibilidades diferentes sua variável pode ter. Se você definiu a variável como 1 - 100 será 1% pra cada item. Se foi 1 - 10 será 10% para cada item. Se você não endeu, divida 100 pelo número de possibilidades diferentes (as condições que você criou) e chega ao resultado.


P2: Posso colocar o mesmo item 2 vezes? O que acontece?
R2: Pode! Você aumenta a chance desse item sair se fizer isso. Se você definir que "Poção" sai se a variável for 1 e 5 existem muito mais chances de sair uma poção do que se fosse só 1 (2 vezes mais).


P3: Posso fazer em vez de item a OBB ser uma habilidade?
R3: Pode, mas ai vão abusar dela e usar o tempo todo para conseguir itens. Se a OBB for um item, o acesso a ela é mais limitado. Mas como é você que cria seu jogo, não posso interferir em nada ^^. É só fazer a habilidade chamar o envento comum da OBB.


P4: Posso colocar outras coisas na OBB além de itens?
R4: Pode fazer qualquer coisa. Desde itens, dinheiro, armas, armaduras a até mesmo monstros (meio estranho XD) e recuperar HP!

P5: Foi você que fez esse FAQ?
R5: Err... tenho que sair agora... XD
Ir para o topo Ir para baixo
Atheron
Admin
Admin
Atheron


Número de Mensagens : 103
Idade : 30

Sistema de Old Blue Box Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Old Blue Box   Sistema de Old Blue Box Icon_minitimeSex Jul 09, 2010 12:08 pm

Um, é sistema simples, mas muito útil.
Já joguei 'N' projetos que tinha algo no estilo "Caixa Surpresa" "Caixa Misteriosa" "Cazzo a quatro".
Costumo usar muito isso!
E o bom desse tutorial é que ele já ensina um pouco sobre variáveis.
Valeu por postar, Zuma!
Ir para o topo Ir para baixo
https://genmaker.forumeiros.com
 
Sistema de Old Blue Box
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sistema de Composição
» Sistema de senhas
» Sistema de Pulo Simples
» Sistema de Mochila Simples
» [RGSS]Sistema de CP - Equipar Habilidades

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Generation Maker  :: Arena VX :: Tutoriais-
Ir para: